01 – Família:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Informação | 1. Realizar palestras, fóruns, seminários e debates com as famílias – gravidez, violência familiar, drogas, alcoolismo, arranjos familiar, além de sensibilizar ao jovem para prática do diálogo familiar | Município |
Estrutura | 2. Compreender os novos modelos de família e asseguras o respeito às diversas uniões | Município |
Planejamento familiar | 3. Campanhas das secretarias de saúde e assistência social para conscientização da importância do planejamento familiar | Município, Estado e União |
Atendimento | 4. Oferecer suportes sociais à família, constituindo uma rede de orientação e respaldo legal em situações adversas no núcleo familiar. | Município e Estado |
Educação | 5. Propor disciplina de educação social envolvendo a família nas escolas | Município |
Oportunidade profissional | 6. Projetos de geração de emprego e renda aos jovens | Município, Estado e União |
Transferência de responsabilidades | 7. Criar parcerias com o Poder Judiciário para que as famílias sejam chamadas a assumir suas responsabilidades. | Município. |
Lazer e Cultura | 8. Conhecimento Cultural Regional | Município |
Alcoolismo | 10. Programas de tratamento continuado aos jovens dependentes e apoio aos seus familiares | Município, Estado e União |
02- Sexualidade:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Informação | 1. Realizar palestras, fóruns, seminário, oficinas, debates, mesa redonda para tratar da temática sexualidade. | Município |
Meios de Comunicação | 2. Campanha sócio-educativa através dos órgãos públicos e sociedade civil – gravidez na adolescência, dst, aids, hepatite, discriminação, diálogo familiar, preconceito. | Município, Estado e União |
Escola e Educação | 3. Incluir educação/ orientação sexual na grade curricular | Município e Estado |
Atendimento/ Serviço Público | 4. Atendimento especializado, na rede pública, ao jovem com profissionais específicos, psicólogos, ginecologistas, assistentes sociais, entre outros | Município e Estado |
Homossexualismo | 5. Respeito as diferentes opções sexuais | Município, Estado e União |
Aborto | 6. Procedimentos de aborto em hospitais públicos | União |
Gravidez na adolescência | 7. Informação – Planejamento familiar, métodos contraceptivos, preservativos. | Município |
Preservativos | 8. Ensinar a utilizar os preservativos femininos e masculinos, além de criar pontos de distribuição | Município |
Projetos | 9. Projetos itinerantes de educação sexual em espaços públicos: praças, quadras esportivas etc | Município e Estado |
10 Prostituição juvenil | 10. Fortalecer as ações do SENTILELA, criando o serviço nos município que não dispõem. | Município, Estado e União |
03- Direitos, Diversidade e Violência:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União). |
Garantir a plena efetivação dos direitos sociais e fundamentais de forma anti-discriminatória, respeitando as especialidades e a diversidade das Juventudes. | 1. Promover formação destinada as profissionais na área da saúde sobre a diversidade da juventude e as medidas especiais para garantir o direito à saúde para esse segmento. | Município, Estado e União |
2. Desenvolver campanhas contra a redução da maioridade penal e qualquer redução de direitos da juventude, pautados em valores conservadores e imediatistas. | Município, Estado e União | |
3. Capacitar profissionais de ensino para a aplicação das diretrizes curriculares nacionais no que se refere às questões de promoção de igualdade de gênero e de raça | Município, Estado e União | |
Garantir o direito e respeito às diversidades de gênero, raça/ etnia, orientação sexual, manifestação cultural, religião e outras e superar o racismo, o machismo, a homofoiba, a intolerância religiosa e quaisquer outras formas de opressão. | 4. Aplicar políticas de ações afirmativas (cotas) como forma de reparação a população negra, especialmente a juventude. | Município, Estado e União |
5. Criminalizar as ações homofóbicas e combater toda a forma de opressão e discriminação aos jovens homossexuais. | Município, Estado e União | |
Enfrentar a violência, como foque na implementação de uma política pública de segurança fundamentada no respeito à cidadania e os direitos humanos. | 6. Desenvolver cursos de capacitação e formação permanente para os integrantes do sistema de justiça e segurança (corporações policiais, ministério público e poder judiciário) com intuito de sensibilizá-los para o respeito à diversidade e aos direitos da juventude | Município, Estado e União |
7. Criar e fortalecer os serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de exploração sexual infanto-juvenil, bem como fortalecer as políticas de fiscalização e repressão. | Município, Estado e União | |
8. Proporcionar corte geracional nos atendimentos nas delegacias da mulher, casa abrigo, juizados especiais e outros espaços a jovens que sofreram violência de gênero | Município, Estado e União | |
9. Implantar locais para o atendimento ao cumprimento de medidas sócio-educativas de forma centralizada, tendo em vista aos municípios assumirem seu papel na aplicação dessas medidas, bem como possibilitar a assistência familiar. | Município, Estado e União | |
Garantir o desenvolvimento social e Econômico, tendo em vista o respeito às diversidades e a ampliação dos direitos da juventude. | 10. Garantir a implementação da lei estadual que institui as políticas públicas de juventude, bem como aprovação do estatuto da juventude como forma de estabelecer marco legal para o desenvolvimento das políticas voltadas ao segmento. | Município, Estado e União. |
04- Drogas:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Educação e Trabalho | 1. Implantação de Programas de geração de estágio, emprego e renda para jovens acima de 16 anos e promover acesso dos jovens a programa de bolsas de estudos. | Município, Estado e União |
Proporcionar Cultura e Lazer | 2. Implantação de projetos que visem cultura, esporte e lazer | Município, Estado e União |
Atendimento aos (jovens) dependentes químicos | 3. Criar Centros de Reabilitação e Tratamento, municipais e/ ou intermunicipais, na rede pública, para dependentes químicos, com profissionais especializados. | Município, Estado e União |
4. Capacitar os profissionais da assistência social, saúde, rh e educação para o enfrentamento dessa problemática. | Município, Estado e União | |
Mídia e Comunicação | 5. Maior conscientização através de campanhas educativas, para os jovens sobre prevenção, combate e risco do uso de drogas lícitas e ilícitas | Município, Estado e União |
Informação | 6. Promover oficinas educativas, debates, encontros, seminários e palestras nas escolas, associações de moradores, entre outros, para discutir a problemática drogas | Município, Estado e União |
Segurança | 7. Capacitar e equipar os órgão de segurança pública no combate as drogas além de maior rigor das autoridades na punição, plantações clandestinas e comércio livre | Município, Estado e União |
Combate | 8. Equipar, estruturar e efetivar os conselhos anti-drogas e de juventude, bem como, fortalecer a política municipal, estadual e nacional através da intersetorialidade | Município, Estado e União |
Legalização | 9. Permitir comercialização para arrecadação de impostos que serão destinados à saúde, educação e segurança. | União |
Programas e Orçamento | 10. Prever dotação orçamentária para financiar campanhas, serviços e projetos v |
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Melhorar a qualidade do ensino | 1. Aumentar os investimentos em infra-estrutura nas escolas e universidades | Município, Estado e União |
| 2. Investir na formação e na qualificação dos professores, valorizando o profissional da educação, aumentando sua remuneração e oferecendo a ele condições dignas de trabalho para que as aulas sejam mais criativas, contextualizadas e atrativas para os estudantes das escolas e universidades | Município, Estado e União |
| 3. Favorecer a construção e o exercício da cidadania entre os jovens por meio da organização e mobilização dos estudantes (grêmios, centros acadêmicos, etc.) para a defesa e reivindicação de seus direitos | Município, Estado e União |
| 4. Construir novas escolas técnicas e campos universitários nos diversos | Município, Estado e União |
Favorecer o acesso dos jovens ao ensino superior (criando condições para a permanência dos estudantes nas faculdades) e oferecer cursos preparatórios e profissinalizantes que facilitem a inserção dos jovens no mercado de trabalh | 5. Aumentar o número de bolsas concedidas aos estudantes para que eles | Município, Estado e União |
| 6.Firmar parcerias entre o poder público e ONG`s e OSCIP`s que ofereçam cursos preparatórios e profissionalizantes que auxiliem na qualificação dos estudantes e favoreçam sua inserção no mercado de trabalho. Município, Estado e União.Oferecer uma formação educacional e profissional mais adequada para o jovem do interior/ campo (considerando suas particularidades e o contexto em que estão inseridos) e incentivar a aproximação entre a escola e a família dos estudantes. | Município, Estado e União |
| 7. Criação de cursos profissionalizantes que respondam às demandas | Município, Estado e União |
Oferecer uma formação educacional e profissional mais adequada para o jovem do interior/ campo (considerando suas particularidades e o contexto em que estão inseridos) e incentivar a aproximação entre a escola e a família dos estudantes | 8. Reformulação dos currículos a fim de adequá-los à realidade dos estudantes que vivem nos municípios interioranos, contribuindo, também, para a valorização da diversidade regional em nosso estado. | Município, Estado e União |
| 9. Desenvolver projetos que aproximem família e escola e incentivem a participação nos conselhos. | Município, Estado e União |
06- Cultura:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Criar espaços para a manifestação. Promoção e difusão cultural. | 1. Criação de novos espaços na cidade, ampliação dos espaços existentes, para as manifestações da cultura popular; | |
Atividades Festivas | 2. Eventos culturais que reforcem a história e a memória do Município, promover a vinda de peças teatrais, apresentação de danças, entre outros espetáculos. | Município |
Criação de Centros Culturais | 3. Criação de centros para o desenvolvimento de atividades culturais regionais e locais, Disponibilizar um espaço municipal onde teriam oficinas diversas e/ou cursos profissionalizantes na área cultural, Disponibilizar centros para pequenas apresentações; | Município; |
Valorização da cultura pelas Escolas e pelo Município. | 4. Criação de oficinas, palestras informativa nas escolas, educação cultural, promover festivais (inserir a temática cultura no currículo escolar) | Município |
Comunicação | 5. Promover um festival cultural em nosso município com boa divulgação. | Município |
Ações Comunitárias | 6. Interação entra as várias Comunidades com o objetivo de recuperar raízes. | Município |
Centros Poliespoetivos | 7. Liberação de recursos do Governo Federal para construção de centro poliesportivo por meio de convênio com o município. | Município e União |
Secretarias de Cultura | 8. Resgate das culturas locais (Arte, idioma, danças, etc ), criação de grupos folclóricos, incentivo aos artistas do município | Município, Estado e União |
Secretaria de Educação | 9. Preservação de bibliotecas, Disponibilização de recursos financeiros para criação de centro de capacitação e aprimoramento | Município, Estado e União |
Lei da Cultura | 10. Criação de incentivos fiscais para empresas que apóiam atividades culturais, Incentivar as empresas parcerias a estarem patrocinando a cultura em nossa cidade | |
07- Mídia, Comunicação e a Imagem dos Jovens:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Inclusão digital | 1. Reduzir preços de computadores e congêneres, criar linhas de crédito para a aquisição de computadores e facilitar a inclusão digital, garantindo a criação e a execução de políticas que garantam o amplo acesso aos meios de comunicação em todas as suas formas. | Município, Estado e União. |
Leitura a crítica da mídia e dificuldade em se trabalhar na mídia a imagem positiva da juventude com campanhas publicitárias que atinjam o público jovem de forma positiva e de valorização aniquilando qualquer forma de preconceito e discriminação. | 2. Oferecer cursos populares de capacitação de rádio comunitária, cinema e TV à juventude para atuação na produção de programas de comunicação pública e estímulo à criação de espaços alternativos da mídia local. | Iniciativa privada e poder público nas três esferas. |
Articulação entre as redes de atenção/atendimento à juventude. | 3. Fortalecer os meios de comunicação entre as escolas e oportunizar a realização de mais encontros, palestras e conferências adequadas a linguagens regionais e próximas a juventude para discussão de questões pertinentes à realidade dos jovens. | Município, Estado, União e sociedade civil. |
Poucos recursos para qualificar a imagem da juventude na mídia e nas programações culturais e artísticas. | 4. Aprovação e execução de projetos que atendam as demandas da juventude e maior disponibilidade de recursos para estes projetos objetivando também a valorização da cultura regional. | Município, Estado e União. |
Produção de conhecimento sobre a juventude. | 5. Programa de estudo sobre juventude brasileira e estímulo a oportunidade de participação destes na idealização de programas e projetos de atenção a juventude. | Município, Estado, União, iniciativa privada e sociedade civil. |
Reconhecimento da importância dos espaços de participação da juventude. | 6. Resgatar a importância dos movimentos estudantis, grêmios escolares como espaços de debates aos seus direitos e oferecer incentivo financeiro através de projetos aos movimentos estudantis e juvenis. | Município, Estado, União e sociedade civil. |
Associação da juventude à questões pertinentes a situação de risco e obstáculos ao acesso e repasse de informações sobre profissionalização à juventude | 7. Divulgar a participação dos jovens em projetos sociais e em movimentos de classe, através da mídia impressa e televisiva. | Município, Estado, União, iniciativa privada e sociedade civil. |
Exclusão da juventude da vida pública. | 8. Construção de mesas redondas com jovens de diversas classes sociais em escolas e faculdades, incentivando a atuação dos Movimentos Juvenis. | Município, Estado e União. |
Predominância do sistema comercial de comunicação | 9. Não renovação das concessões de emissoras privadas, regularização das concessões (rádios e TVs comunitários), regulamentação dos profissionais de comunicação, da classificação indicativa das programações, da publicidade infantil e realização de Conferências municipal, estadual e Nacional de Comunicação. | Município, Estado e União. |
Construir uma imagem positiva dos jovens principalmente àqueles em situação de risco. | 10. Criar espaços onde o jovem possa expressar sua visão de mundo, seus sentimentos, trocar experiências, para que possa construir sua imagem junto a sociedade. | Município, Estado e União. |
8- Cidades e Territórios:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Criar e otimizar espaços de lazer e cultura para acesso dos jovens | 1. Construção, reforma e manutenção de praças, quadra poliesportivas, etc. | Município |
Ampliar oportunidades de incentivo ao primeiro emprego | 2. Promover festivais culturais e eventos esportivos, que resgatem a cultura local e que promovam a integração dos jovens com a comunidade. | Município |
Segurança Pública e Violência | 3. Criação de cursos profissionalizantes diversificados para os jovens | Municipal e Estadual |
Infra-estrutura | 4. Busca de parcerias que possam facilitar o acesso ao primeiro emprego. | Municipal e Estadual |
Mobilidade Urbana | 5. Qualificação dos policiais | Estadual |
6. Acesso democrático aos espaços públicos | 3 esferas | |
7. Melhoria do Sistema de Sanamento Básico | 3 esferas | |
8. Calçamento e Manutenção de Vias públicas | Municipal | |
9. Transporte público de qualidade | Municipal e Estadual | |
10. Modernização das via e implantação de ciclovias. | Municipal e Estadual |
9- Meio Ambiente:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Conscientização | 1. Campanhas sócio-educativas – aquecimento global, saneamento básico, reciclagem do lixo, coletas seletivas, conservação dos rios e nascentes, desperdício da água. | Município, Estado e União |
Jovem & Meio Ambiente | 2. Criação de uma coordenação de juventude, junta a secretaria ou ao órgão municipal/ estadual de meio ambiente, com o objetivo de Criar espaços de debates, fóruns, palestras dentre outros relacionados ao tema além de elaborar e fiscalizar ações referentes ao tema. | Município, Estado e União |
Educação Ambiental | 3. Implantar a disciplina de educação ambiental na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio das redes municipais, estaduais e particulares. | Município, Estado e União |
4. Trabalhar a utilização de produtos orgânicos, recursos sustentáveis, materiais e equipamentos ecologicamente corretos. | Município, Estado e União | |
Fiscalização | 5. Fiscalizar as industrias quanto à emissão de gases poluentes, resíduos jogados em nascentes e nas áreas de preservação. | Município, Estado e União |
Lixo | 6. Implantação da coleta seletiva em todo estado, além de cadastrar e valorizar os catadores e recicladores. Incentivar a criação de associação e/ ou cooperativas. | Município e Estado |
Esgoto | 7. Criação e aumento, das redes já existentes, de captação de esgoto e estações de tratamento do mesmo. | Estado e União |
Preservação e Recuperação | 8. Formação de matas ciliares para proteção e conservação das nascentes. | Município, Estado e União |
9. Ampliação da área verde dos municípios, através de reflorestamento com plantas nativas e distribuição de mudas. | Município e Estado | |
Agrotóxico | 10. Combate ao uso inadequado, incentivando o manejo integrado. | Município, Estado e União |
10- Política e Participação:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Incentivo às políticas Públicas de Juventude | 1. Garantir no orçamento recursos financeiros para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude; | Município, Estado, União. |
Pouco de interesse da juventude por política | 2. implantar a disciplina de política cidadã nos currículos escolares para propiciar a orientação e formação sobre participação, cidadania e política; | Município, Estado, União. |
Participação juvenil nas decisões políticas | 3. Criação de Centros de Referências de Juventude; | Município, Estado, União. |
4. Criação de Fórum permanente de debates de Políticas Públicas de Juventude e temas correlatos; | Município, Estado e União. | |
5. Estimulo à criação de Espaços Públicos Municipais de juventude, de acordo com a realidade do município, e à criação do Conselho Estadual de Juventude; | Município, Estados e União. | |
6. Criar os Planos Municipais de Políticas Públicas de Juventude como garantia de uma política planejada; | Município e Estado. | |
7. Promover capacitações para os jovens conselheiros; | Município, Estado e União. | |
8. Incentivar a criação de Grêmios estudantis para fazerem parte do cotidiano escolar, sendo incluídos com legitimidade nas decisões escolares; | Município, Estado e União. | |
9. Criar uma ouvidoria jovem, para sugestões críticas, e estratégias de ações políticas; | Município, Estado e União | |
Transporte | 10. Viabilizar o passe-livre para o transporte municipal, garantindo ao estudante sua freqüência escolar. | Estadual |
11- Trabalho:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
1º Emprego: Falta de Oportunidade | 1. Garantias trabalhistas e igualdades salariais ao jovem trabalhador. | Município e Estado |
2. Efetivação do Programa 1º Emprego, pois a exigência de experiência é fator que dificulta. | Município, Estado e União | |
3. Programas de inclusão ao jovem em situação de risco social | Município, Estado e União | |
4. Valorização dos estágios | Municipal e União | |
5. Capacitação especial para jovens deficientes; adequação dos ambientes de trabalhos para portadores de deficiências e incentivar a elevação da escolarização formal do jovem com deficiência. | Municipal e União | |
Qualificação profissional para o jovem; | 6. Ampliar o número de cursos de qualificação profissional gratuito nos municípios; | Estado e Município |
7. Criar programas de qualificação profissional ao jovem maior de 15 anos, que cumpra medidas sócio-educativas. | Município | |
8. Garantir ao jovem domiciliado na zona rural, formação profissional, visando a organização da produção no campo na perspectiva do seu desenvolvimento sustentável e desenvolver política de geração de renda no campo, com incentivos as cooperativas e agroindústria nos assentamentos além de fortalecimento da agricultura familiar; | Município, Estado e União | |
Geração de renda para o jovem | 9. Criação de linhas de crédito ao jovem empreendedor nas modalidades de micro e pequenas empresas, auto emprego e cooperativismo; | União |
10. Criação de programas públicos de emprego e renda, priorizando o jovem a procura do 1° emprego; | Município, Estado e União |
12- Tempo Livre:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Criação de espaços | 1. Construção e manutenção de estruturas físicas e técnicas (quadras, ginásio, teatros, praças, etc) | Município, Estado e União |
2. Criação de Centros de referência para garantir a informação e a produção cultural, por meio de rádios comunitárias e desenvolvimento de atividades culturais e esportivas periódicas em todas as regiões do município. | Município | |
Esporte | 3. Programas contínuos de esporte, cultura e lazer com profissionais qualificados, além de realizar eventos esportivos | Município e Estado |
Cultura | 4. Sessões culturais de teatro e cinema | Município, Estado e União |
Lazer | 5. Resgate cultural de acordo com a realidade local, festejos nas datas comemorativas. | Município |
Educação - Carga horária escolar | 5. Aulas alternativas (música, dança, teatro, arte, inglês, espanhol e francês) (6) | Município, Estado e União |
6. Disponibilizar os espaços existentes nas escolas, para a comunidade. (4) | Município e Estado | |
Informação | 7. Laboratórios de informática públicos nos centros urbanos e ampliação e adequação das bibliotecas públicas | Município, Estado e União |
Incentivo a grupos de jovens | 8. Criar e fortalecer grupos de jovens para discursos permanentes com temas diferenciados e presença de voluntários para troca de informações (grupo de jovens organizado) | Município |
Projetos | 9. Realização de projetos voltados para a juventude (2) | Município, Estado e União |
10. Criar um fundo municipal de juventude destinado às políticas públicas de juventude no município | Município |
13- Liberdades Democráticas:
Principais Desafios | Soluções | Responsabilidades (Município, Estado ou União) |
Mobilizar a Juventude para atividades para o bem comum da Democracia. | 1. Criação e mobilização em termos municipal, estadual e Nacional dos Grêmios, Associações de Moradores e Conselhos de Juventude, enfatizando o poder que o Jovem tem nas mãos e não sabe utilizar. | Município, Estado e União |
2. Campanhas publicitárias em todas as mídias enfatizando a participação política do Jovem nos diversos períodos da História do Brasil. | Município, Estado e União | |
Facilitar o acesso ao lazer e à 2. cultura | 3. Espaços de lazer e cinema nos bairros | Município |
4. Ciclovias para facilitar acesso | Município e Estado | |
5. Criar bolsa-cultura (gratuidade para entrada em eventos culturais) | Município | |
Liberdade de expressão | 6. Festivais de dança e música (divulgação de grupos) | Município |
7. Radio comunitária e parceria com as rádios | Município e Estado | |
Liberdade de ir e vir em qualquer espaço público ou privado | 8. Divulgar leis que criminalizam qualquer atitude de preconceito (raça, religião e sexualidade) | Município, Estado e União |
9. Projetos sociais de inclusão para minorias | Município, Estado e União |
Nenhum comentário:
Postar um comentário