Este é um espaço virtual para informações sobre diversas expressões juvenis.

O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois tem que participar na execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Representantes de grêmios estudantis têm encontro neste sábado


Cerca de 200 estudantes participam, neste sábado (5), do I Encontro dos Grêmios da rede de ensino de Vila Velha. O evento será realizado de 8 às 17 horas, no Centro de Capacitação de Vila Velha (Titanic), na praça Duque de Caxias, Centro, e a programação consiste em seminário sobre Juventude e Participação. A coordenação do evento também preparou um Almoço Cultural com apresentação do rapper J3, e da skatista Aline Soares, campeã capixaba do esporte, e, por último, grafiteiros mostrando um pouco da arte do grafite.

Atualmente, 32 escolas que possuem turmas de 5ª a 8ª séries contam com grêmios estudantis. Para estimular à participação e o envolvimento dos alunos na vida escolar e comunitária, a Secretaria Municipal de Educação montou o projeto Protagonismo Político Juvenil, que desde maio do ano passado vem envolvendo os estudantes nas mais diversas discussões. O resultado já começa a aparecer.

Em novembro, houve a primeira eleição dos grêmios que contou com a participação maciça dos alunos, principalmente do público feminino. Dos mais de 400 representantes eleitos, 70% são mulheres. “A organização dos grêmios estudantis favorece o relacionamento e a convivência entre os nossos jovens”, ressalta Ana Lucia Rezende, coordenadora do projeto nas escolas.

Segundo ela, por serem institucionalizados, os grêmios podem representar a rica experiência que é a busca coletiva dos anseios, desejos e aspirações dos estudantes. Entre as conquistas dos grêmios estão a implantação de rádio-escola em algumas unidades de ensino nos horários de intervalos das aulas, e a confecção de carteirinha estudantil pelos representantes dos alunos.

Programação do seminário sobre Juventude e Participação :

• 8h30 – Credenciamento e café
• 9h – Abertura. Composição da mesa: prefeito Max Filho, secretário de Educação Roberto Beling, Ana Lucia Rezende – coordenadora do Projeto, Polyanna Simmer – pedagoga do Projeto, Thiago Emerick André Vescovi, presidente do Conselho Municipal de Juventude, Frank Marciano representando o NEJP, e um representante da UMAES.
• 10h – Apresentação - Secretário Municipal de Educação, Roberto Beling
• 11h – Apresentação – Ana Lucia Rezende – Movimentos sociais e participação.
• 12h – Almoço Cultural – apresentação do rapper J3, Aline Soares Dantas - Skatista e Grafiteiros.
• 14h30 – Polyanna Simmer – pedagoga - Demandas e ações das escolas.
• 17h – Encerramento.

fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/index.php?view=article&catid=1%3AGeral&id=9755%3Arepresentantes-de-gremios-estudantis-tem-encontro-neste-sabado&option=com_content&Itemid=103

2 comentários:

Eu faço Educação disse...

Boa tarde,
Eu sou Pedagoga, atualmente atuo como Coordenadora de Gestão pedagógica na DRE-Araguatins-TO, somos responsáveis pelas lideranças estudantis.
Quero parabenizá-los pela iniciativa do encontro. Neste ano já realizamos um encontro para trabalharmos as políticas do Estado, agora em agosto realizarems o 2º encontro no qual a maior a participação será dos alunos.

Unknown disse...

BESTEIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA